ACADEMIA MILITAR “MARECHAL SAMORA MACHEL“ APOIA VÍTIMAS DO TERRORISMO COM MAIS DE 1 TONELADA DE ALIMENTOS

Os alimentos foram oferecidos pela Academia Militar Marechal Samora Machel no âmbito da sua responsabilidade social e entregues ao Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres, Delegação da Província de Nampula.

Os mesmos são compostos por produtos não perecíveis que compõem a cesta básica, com destaque para Arroz, Farinha, óleo, açúcar e feijão.

Segundo Zacarias Mataruca comandante da Academia Militar esta acção responde a um dos pilares da moçambicanidade.

É uma contribuição de todo colectivo da Academia Militar Marechal Samora Machel (Oficiais, Sargentos, Praças, Cadetes e Funcionários civis), que se posicionaram no contexto da cultura moçambicana de solidariedade para com aqueles que sofrem, tendo em conta que a solidariedade faz parte de um dos pilares da moçambicanidade, e as FADM não deveriam ficar indiferentes ao sofrimento de uma parte de nós, da nossa população, em particular da província de Cabo-Delgado. A nossa contribuição é constituída por produtos alimentares e vestuário para minimizar os sofrimentos dos nossos compatriotas na província de Cabo-Delgado” afirmou.

Por sua vez o delegado do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco e Desastres Aberto Armando enalteceu o gesto da Academia Militar tendo garantido que os produtos irão ajudar a colmatar o nível de procura de alimentação por parte dos deslocados, que só em Nampula são cerca de sessenta e cinco mil.

“Importa referir que a província de Nampula tem cerca de 65 mil pessoas deslocadas, oriundas da província de Cabo-Delgado, distribuídas em 21 distritos da nossa província. As últimas situações ocorridas no distrito de Ancuabe, temos estado a receber em Namialo no distrito de Meconta cerca de 670 pessoas deslocadas, uma parte delas, cerca de 43, foram acolhidas no bairro de reassentamento de Corrane, e este apoio da Academia Militar vem numa altura que vai contribuir de certa maneira para minimizar o sofrimento daqueles que mais precisam” Disse.

De salientar que junto a esses produtos alimentícios a Academia militar acrescentou roupas para crianças e mulheres.